top of page
Foto do escritorMěidé

O que é Feng Shui Tradicional Chinês

Atualizado: 28 de ago. de 2019



Měidé Feng shui Tradicional Bússola antiga

Feng Shui 风水 ou 風水 (pinyin: fēngshuǐ) sua pronúncia correta em mandarim é "fân shuei". É um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água.


Os chineses afirmavam que o objetivo do feng shui é manter o Qi fluindo, mas de maneira contida para que seja possível usufruir de todos os seus benefícios.


As análises do Feng Shui têm o objetivo de garantir que o homem tenha o ambiente propício para estimular e manifestar plenamente seus potenciais em harmonia.

     Os mestres de Feng Shui usavam as artes de sentir o Qi para definir os melhores locais para construir os vilarejos, analisavam as formas da topografia, os veios d’água e a circulação do vento. Tudo para garantir a segurança da comunidade. Eles também escolhiam as melhores posições para o sepultamento de seus antepassados e as melhores condições para os templos e casas dos nobres.


     Com o tempo esse conhecimento, até então secreto e restrito a poucos, passou a ser difundido e hoje é possível aplicá-lo no ocidente em modernos edifícios e habitações. Garantindo assim, uma estabilidade energética e proporcionando a possibilidade de adaptação a mudanças, caso essas sejam necessárias no decorrer do tempo.


     Um exemplo de aplicação bem-sucedida dessa técnica é no prédio do HSBC em Hong Kong, cujo projeto é do arquiteto Norman Foster. O terreno foi escolhido através da técnica chamada Shan Shui Long Fa (Estudo dos Dragões da Montanha e da Água). A qual estuda formas das ruas e avenidas, construções vizinhas e a influência desses na construção. O projeto original sofreu alterações para se adequar as melhores condições segundo as análises de Feng Shui, alterando, por exemplo, acessos e aberturas. Essa é só uma das empresas que já utilizam a técnica de Feng Shui na escolha do terreno e nos projetos de internos de seus ambientes.


     Essa aceitação do mundo ocidental da técnica oriental, foi possível, inclusive, pelo advento da física moderna, pois essa tornou mais fácil para o ocidental entender como as edificações influenciam o homem. Na literatura chinesa, as energias recebem nomes como Estrelas, Dragões e de animais. É possível traduzir isso como energias de baixa frequência e energias de alta frequência. Parte-se do princípio de que tudo é composto por átomos, e átomos têm elétrons que mudam de Camada de Valência quando são estimulados. Sendo assim, o homem interage com absolutamente tudo que está ao seu redor. Por exemplo, os elétrons dos átomos que o compõem podem “pular” para os átomos da mesa, na qual seu braço está apoiado. Você encosta em pessoas e leva um choque, é outro exemplo.


     Esses elétrons que partem de todas as pessoas e levam a vibração dessas, também recebem a vibração do meio externo. Isso ocorre somente se houver sintonia, atração vibracional. Por isso dizemos que nós buscamos locais para morar e trabalhar que estejam em ressonância com as nossas energias. Geralmente essa nossa energia não está devidamente equilibrada. Isso porque vivemos imersos em problemas políticos, econômicos e sociais, e, portanto, é difícil encontrar alguém que esteja pleno atualmente.


E é neste momento quando percebemos que precisamos mudar "algo", que o Feng Shui surge para nos auxiliar.



342 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page