top of page
Foto do escritorMěidé

Feng Shui e a cinco fases do Qi

Atualizado: 7 de fev. de 2022


Como o estímulo correto dos elementos podem beneficiar os ambientes e ampliar os potenciais existentes.


O Feng Shui Tradicional nasceu a mais de três mil anos na China como forma de estudo do espaço, tempo e o impacto que isso tem no bem-estar das pessoas, e como a manipulação desses espaços através dos ciclos das 5 Fases do Qi, popularmente conhecido como os cinco elementos, podem ampliar potenciais positivos existentes nesses espaços, assim como, reduzir os potenciais negativos.

Os grandes mestres de Feng Shui da antiguidade exploravam as dimensões da energia universal, denominada Qi (Chi), e o objetivo era mapear a influência dessa energia nos seres humanos.

O Qi é inicialmente percebido através da dualidade de nós humanos, pelo que conhecemos como Yin e Yang, e quando os mestres buscaram entender mais profundamente o Qi, o categorizam através de suas características e estímulos que variam conforme a circunstância. Usaram para isso os elementos que viam na natureza.

Dentro da cosmologia chinesa acredita-se que algumas características de vida de uma pessoa possa ser determinada por cinco fatores:


  • Ming (destino)

  • Yun (sorte)

  • Feng Shui (ambiente)

  • Daode (Virtude)

  • Dushu (Educação)


Embora o Feng Shui não seja o único fator determinante na vida de uma pessoa, segundo a tradição chinesa, ele com certeza pode ser trabalhado no sentido de aumentar o bem-estar e os fluxos de prosperidade e de um ambiente.


Para entendermos melhor a Teoria dos Cinco Elementos ( Wu Xing / 5 Fases) devemos ter em mente que o Feng Shui tem suas bases na cosmologia oriental e no princípio das forças Yin e Yang, que também é utilizada na medicina chinesa.

A Teoria dos Cinco Elementos trabalha com a ideia de que tudo que existe e nos cerca pode ser classificado em uma categoria energética que corresponde a um desses elementos:


  • Árvore

  • Fogo

  • Terra

  • Metal

  • Água


Cada um desses elementos é associado a um estímulo, cor, matéria, forma, emoção, estação do ano, direção cardeal e órgãos do corpo humano, dentre outros. Abaixo vamos explicar mais detalhadamente sobre cada um desses elementos.

Elemento Árvore

  • Estímulo: Dinamismo, movimento, rapidez.

  • Cores: Tonalidades do verde e tons de azul claro.

  • Formato: Alta e vertical; retangular vertical; colunar, assim como um tronco de árvore.

  • Objetos: Listras na vertical, edifícios altos, postes, vasos compridos, quadros retangulares e verticais.

  • Materiais: Plantas vivas verticalizadas (bamboo)


A fase Árvore, é uma fase do Qi, que inicia todo o ciclo. Seu estímulo é de dinamismo, movimento e rapidez. É a energia de novos começos, da primavera, e de início dos ciclos.

Dentro da decoração ele pode ser representado pelos tons de verde até os tons de azul esverdeado. A forma a ela associada é a cilíndrica vertical, como as colunas, ou como um tronco de árvore. Quadros verticais, papel de parede listrado na vertical, prédios altos, plantas compridas e altas, são representações dessa fase.

A vegetação, plantas naturais, são elementos à margem dessa categorização. Como haviam poucas palavras para se expressar, os chineses usaram os nomes dos elementos do seu cotidiano e folclore para nomear também a qualidade do Qi que percebiam.

A Natureza é auto reguladora, traz em si a capacidade de transformação do Qi e consegue equalizar sutilmente qualquer ambiente. Não está associada diretamente à Fase Árvore, em sua essência, mas é claro que em um setor que não podemos colocar a Fase Árvore é importante não abusar da quantidade de plantas pois o excesso será nocivo.


Elemento Fogo

  • Estímulo: Imagem, vigor, presença, intensidade, “iluminação” transcendental.

  • Cores: Cores quentes como o vermelho, rosa, vinho, laranja forte e cobre.

  • Formato: Forma que lembra a "chama do fogo" - base larga e ponta afunilada.

  • Objetos: Triangulares, piramidais e/ou com ângulos muito salientes.

  • Materiais: Fogo real, vela, luz; materiais sintéticos e de origem animal (couro)


O fogo é simbolizado pela luz, que pode ser a chama de uma vela, lustres com várias lâmpadas ou até mesmo, a luz do Sol.

As formas que se relacionam com o fogo são as pirâmides, e triângulos e formas pontiagudas em geral.

Dentro de uma casa também pode ser representado por uma lareira, além de objetos em couro.

As cores que estimulam esse elemento vão do rosa ao vermelho, mas também pode ser o cobre e as tonalidades fortes do laranja.

Quando estimulado corretamente ele favorece a imagem, o vigor e a iluminação transcendental.



Elemento Terra

  • Estímulo: Segurança, base, tradição, continuidade, manutenção

  • Cores: Nuances da cor da terra real, do amarelo ao marrom. Laranja claro, mostarda e ocre.

  • Formato: Quadrado, retangular horizontal.

  • Objetos: Baixos e horizontais, como caixas ou casas baixas de um tamanho similar.

  • Materiais: Barro, tijolo, cimento, pedras, cerâmicas, etc.


Esse elemento é representado pela argila, barro e cerâmica. Suas formas são quadradas e retangulares, ou superfícies planas e longas, e os objetos associados a esse elemento podem ser tijolos, vasos, azulejos.

O elemento terra se relaciona com o centro das coisas, e diferente dos outros elementos, ele não se relaciona diretamente com uma estação do ano, e sim com os períodos de transição entre essas estações, trazendo segurança, base, continuidade e tradição para o ambiente.







Elemento Metal

  • Estímulo: Organização, foco, critério, estratégia, exatidão, controle.

  • Cores: Tons metálicos: dourado, prateado, inox; tons de cinza e branco. Não inclui o cobre, pois esse material se relaciona com elemento Fogo.

  • Formato: Circular, arredondado, cilíndrico.

  • Objetos: Bolas, cúpulas, vasos redondos, etc.

  • Materiais: metálicos ou com liga metálica.


O metal é representado pelas cores branca e cinza, suas formas são ovais ou circulares e os objetos associados a esse elemento são feitos em inox, ouro, prata, ferro, e demais ligas metálicas.

Esse elemento promove a organização, foco, critério, estratégia, exatidão e controle.




Água


  • Estímulo: Comunicação, profundidade, sensibilidade, confiança.

  • Cores: Preto e Azul escuro. Cores do mar profundo.

  • Formato: Irregular, sem forma definida. Forma que transmita movimento, flexibilidade e maleabilidade, já que a água real se adapta a qualquer forma que a contém.

  • Objetos: Esculturas de parede de formato irregular, tapetes irregulares, etc;

  • Material: Água real, materiais em vidro, cristal

Representada pela cor azul em suas tonalidades mais escuras ou pelo preto, suas formas são assimétricas e onduladas, os objetos associados a esse elemento são os espelhos, aquários, fontes de água, e materiais em vidro.

Favorece a comunicação, sensibilidade, profundidade e confiança.








Ciclos de Transformação de Energias


Para que possamos entender melhor os elementos e seus ciclos, é preciso saber que eles se relacionam e através dessas relações são nutridos, gerados, controlados.

Logo, não basta pensar que para ter mais prosperidade em sua casa basta colocar um objeto de determinado elemento, forma ou cor.

As conhecidas Estrelas, da Escola Xuan Kong Fei Xing, ou Estrelas voadoras, são potenciais de energia que compreendem um dos elementos associado ainda a um Trigrama, mas esse tema aprofundaremos no próximo tema.

A compreensão dos ciclos gerados entre os elementos é vital para que haja a correta aplicabilidade do Feng Shui Tradicional.

A relação entre os cinco elementos são representadas por correntes energéticas:


Ciclo Produtivo:


No ciclo produtivo cada elemento gera o elemento seguinte, dando continuidade e promovendo expansão e é esse ciclo que buscamos estabelecer e desenvolver dentro da consultoria de Feng Shui Tradicional.


  1. a água alimenta a madeira.

  2. a madeira alimenta o fogo.

  3. o fogo vira cinza e gera a terra.

  4. a terra gera o metal.

  5. o metal em forma líquida flui como a água.

Ciclo de Controle:

No ciclo de controle o curso da energia é em uma linha de corte em direção a outro elemento. Existe sempre um desgaste de energia para aquele que gera o controle e claro, o que é controlado também se desgasta. Evitamos deixar esse ciclo ativo.


  1. a madeira consome a terra.

  2. a terra represa a água.

  3. a água apaga o fogo.

  4. o fogo derrete o metal.

  5. o metal corta a madeira.


A aplicação do Feng Shui na sua casa ou comércio pode favorecer diversos potenciais, como prosperidade, bons relacionamentos, ascensão na carreira dentre outros, além de ser capaz de criar um ambiente de energia auspiciosa, mais vibrante e alegre, com força vital para sustentar a saúde, prosperidade e bem-estar dos ocupantes por longo períodos.


Para aplicar o Feng Shui Tradicional é fundamental saber a data de construção da edificação, ou a mudança de uso desse imóvel, ou ainda a mudança de uma grande reforma e a orientação da face energética em relação ao Norte magnético,

A análise da planta baixa é feita e a partir daí são feitos os cálculos que irão determinar quais energias potenciais existem em cada parte do ambiente.

Lembrando que o lado externo também deve ser observado e como ele influencia a parte interior dos ambientes.

Além desses cálculos, é possível, através da data de nascimento dos ocupantes ou moradores determinar a compatibilidade deles em relação ao imóvel e quais ajustes podem ser feitos com as ferramentas do Feng Shui Tradicional.

Claro que cada imóvel deve ser analisado individualmente e com cuidado, levando em conta os moradores e os objetivos de cada um, por isso é importante a consultoria de um profissional.

Um projeto de Feng Shui Tradicional bem aplicado pode garantir um ciclo de vitalidade, prosperidade e saúde para o ambiente e seus usuários por muitas décadas.


741 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page