top of page
Foto do escritorMěidé

Como melhorar os estudos com o Feng Shui

Atualizado: 28 de ago. de 2019

Quais são as dicas da técnica do Feng Shui para melhorar nos estudos?



Meide - Estudos - Feng shui
Meide - Estudos - Feng shui

É imprescindível dizer que a escolha do ambiente ideal de estudo em casa determina a qualidade do aprendizado.


Com a análise do Mapa de Feng Shui da residência e o estudo das direções favoráveis de cada um, é possível identificar onde, em qual ambiente da casa e qual posição do ambiente, é o lugar mais adequado para estudo. Tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes!


Mas, mesmo sem ter o Mapa de Feng Shui pronto, é possível implementar algumas dicas, não somente com origem na técnica, mas baseadas na boa arquitetura, que já irão auxiliar nessa empreitada.


O cenário ideal é que tivéssemos um espaço somente para estudo, como nem sempre é possível, busque dentro da realidade de cada um criar um espaço organizado e exclusivo para o estudo. Evite estudar sobre a mesa de jantar ou sentado na cama, são dois locais que precisam ter suas características primordiais respeitadas para o bom funcionamento e a harmonia de todos na casa.



1. Respeitar a forma como cada um aprende


Há quem só se concentra com silêncio absoluto e outros que não suportam ficar a sós, sem barulho.

É claro que ninguém consegue se concentrar adequadamente com barulhos de carros, televisão ligada, celular tocando música e outros membros da família conversando ao lado.


A busca pela harmonia e o equilíbrio são primordiais.


2.Posição da mesa de estudos


- Evite ficar de frente para uma parede e de costas para a porta de entrada. Se não for possível outra configuração, use um pequeno espelho para que possa ver a porta do cômodo. Imagens que transmitam profundidade fixadas à parede também são benéficas nesse caso.


- A posição ideal: é ficar com as costas protegidas por uma parede ou armário alto, e à frente da mesa ter um espaço livre. Isso ajudará a ter a mente livre para novas ideias e aumenta a capacidade de assimilação do conteúdo, e também as costas protegidas dão segurança e controle.


- Fica frente a uma janela também é benéfico, desde que ao lado de fora não seja repleto de coisas que tirem a atenção, e cuidado para que o sol não ofusque nos momentos de estudos.


- Evite ter prateleiras, ou vigas, sobre a cabeça (posição da cadeira de estudo).


3. Iluminação


Tanto a iluminação natural quanto a artificial devem ser bem estudadas com foco na posição de estudo, pois influencia no rendimento da atividade.

A iluminação em excesso gera ofuscamento e pode causar irritação, dores de cabeça e nos olhos (excesso de Yang). A falta de luz poderá relaxar de mais a ponto de gerar desânimo, ou mesmo problemas mais graves nos olhos (excesso de Yin).



4. Ergonomia


Os móveis devem ter a altura adequada para quem irá usa-las, assim como devem ser pensados conforme a necessidade do uso cotidiano.

Uma cadeira desconfortável, ou uma mesa alta de mais irá gerar problemas de saúde graves ao longo do tempo.

É interessante o acompanhamento profissional para a escolha correta dos móveis sejam também compatíveis com as dimensões do espaço, sem sobrecarregar demais causando um bloqueio do fluxo energético do ambiente.



5. Cada coisa no seu lugar


Ter a mão tudo que precisa é essencial, mas isso não significa que tudo precisa estar sobre a bancada!

Use e abuse de gavetas bem organizadas, setorizadas pela frequência de uso: deixe nas gavetas superiores os objetos que mais usa, e nas inferiores aqueles com uso esporádico.

O mesmo vale para prateleiras e outros armários. A referência é sempre a posição de estudo.


A bagunça reflete o "interior" do bagunceiro, ao se esforçar em deixar a bancada arrumada, naturalmente a mente também irá se organizar e os conteúdos de aprendizado serão assimilados de forma mais tranquila, sem encontrar obstáculos...

7. Imagens e Fotos


Cuidado com as distrações!

Mas ter por perto, no momento de estudar, fotos ou imagens que estimulem e motivem a seguir, é muito benéfico.

Evite imagens e fotos que tragam memórias tristes, de melancolia, saudade, ou mesmo que sejam muito violentas.

De forma inconsciente a influência existe e é somatizada com o tempo.



6. Cores


As cores primordiais devem respeitar o Mapa de Feng Shui do imóvel.

Evite cores muito escuras, pois deixarão o espaço muito Yin e será cansativo estudar. Evite também cores muito abertas e estimulantes como vermelho claro, pink, verde limão, o ambiente ficará muito ativo , Yang, essas cores funcionariam melhor em um quarto de brinquedos.


O amarelo é uma boa cor que pode ser usado em detalhes, é do Elemento Terra, ilumina o ambiente, traz uma sensação de estabilidade e concentração e a Terra ativa o Metal, que ajuda no raciocínio (Metal: cores do Branco, Cinza, Prata, Dourado).


7. Galeria de Artes


Para crianças, é muito interessante criar um espaço que seja destinado a trazer e deixar exposto o seu trabalho da escola. É estimulante e ainda representa um reconhecimento, a criança irá se sentir valorizada. (Pode até ser incluída na decoração da casa....).


E lembre-se de checar como está a posição da cama! Este tópico de vital para qualquer área da vida.. tanto para crianças como para adultos.



Quer saber mais sobre o assunto ou mesmo sobre o Mapa de Feng Shui?

Entre em contato e solicite o modelo: www.meide.com.br/consultorias



Imagens: Pinterest e Unsplash


1.293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page